Page content

10 de Janeiro de 2022

Podcast da InnoTrans: "Sem procura não há mercado, sem mercado não há indústria"

Pedro Fortea, Diretor-geral da associação ferroviária espanhola MAFEX, fala sobre os transportes públicos em megacidades, a influência do coronavírus, como podemos atrair jovens talentos e a Meca dos trabalhadores do setor ferroviário. O episódio estará online a partir de 11 de janeiro de 2022.

A população está a crescer, cada vez mais pessoas vivem nas cidades e a crise climática está a agravar-se - a indústria ferroviária tem de reagir a estas mudanças e encontrar soluções. "O que fariam as pessoas em áreas metropolitanas como Madrid ou Xangai sem transportes públicos, especialmente transportes ferroviários? A concentração da população nas cidades é um grande desafio e uma grande oportunidade para os transportes ferroviários", sublinha Pedro Fortea, Diretor-geral da associação ferroviária espanhola MAFEX.

Para além das tendências globais, a indústria ferroviária é também confrontada com condições de mercado em mudança, desenvolvimentos tecnológicos e requisitos regulamentares. Além disso, a pandemia de coronavírus conduziu a uma situação paradoxal: "Por um lado, o transporte em massa é o pilar da mobilidade do futuro; por outro lado, estes têm vindo a ser utilizados por um número significativamente menor de viajantes desde o início da pandemia. Precisamos de levar as pessoas de volta aos transportes públicos, porque sem procura não há mercado, sem mercado não há indústria", afirma Pedro Fortea no podcast.

Para a indústria ferroviária, atrair jovens talentos é também um desafio. Por conseguinte, é importante ensinar aos jovens o valor dos transportes públicos para uma sociedade.

A feira InnoTrans em Berlim é a Meca dos trabalhadores do setor ferroviário. "Pelo menos uma vez na sua vida, todos os trabalhadores do setor ferroviário gostariam de visitar a InnoTrans. Sinto-me privilegiado por poder estar presente anualmente desde 2002", afirma Pedro Fortea, ansioso pelo próximo encontro internacional do setor em 2022.

Juntamente com o International Press Circle, a InnoTrans está a organizar um evento exclusivo para os representantes da imprensa alemã e estrangeira que terá lugar na véspera da abertura da feira comercial. "No International Press Circle, os jornalistas especializados no setor ferroviário e em mobilidade terão a oportunidade de trocar ideias com administradores executivos convidados de associações internacionais do setor ferroviário, que apresentarão na InnoTrans o desempenho do respetivo país neste setor, num brunch de Networking que terá a duração de quarenta minutos", explica Kerstin Schulz, Diretora da InnoTrans. O International Press Circle proporciona um formato compacto, com uma duração máxima de três horas, focado em conhecimentos especializados sobre transporte ferroviário a nível mundial e em questões de mobilidade regional e global, que inclui uma visita prévia exclusiva dos representantes dos meios de comunicação social aos produtos que constituem uma novidade na exposição mundial única de transportes ferroviários e não ferroviários.

Todos os episódios do Podcast da InnoTrans podem ser encontrados aqui (informações suplementares sobre os episódios podem ser encontradas nos nossos canais de comunicação social LinkeIn e no Twitter sob @InnoTrans) e no nosso Blog da InnoTrans.

O próximo episódio do podcast da InnoTrans será lançado no dia 08 de fevereiro de 2022.

Sobre a InnoTrans

A InnoTrans é a feira líder internacional para engenharia de tráfego que decorre de dois em dois anos em Berlim. 153 421 visitantes de 149 países participaram nos últimos eventos em 3062 expositores de 61 países sobre as inovações da indústria ferroviária global. Os cinco segmentos da feira da InnoTrans incluem Railway Technology (Tecnologia ferroviária), Railway Infrastructure (Infraestruturas ferroviárias), assim como Public Transport (Transporte público), Interiors (Interiores) e Tunnel Construction (Construção de túneis). A organizadora da InnoTrans é a Messe Berlin. A 13.ª edição da InnoTrans terá lugar de 20 a 23 de setembro de 2022 no centro de exposições em Berlim. Mais informações disponíveis online em www.innotrans.com.